
As origens da Casa Museu Teixeira Lopes remontam a 1933, quando o Mestre delibera a doação da casa e todo o seu espólio ao município de Vila Nova de Gaia. O edifício começou a ser construído nos finais do séc. XIX, destinado a residência e atelier de António Teixeira Lopes, que aí viveu até 1942. Nomeadamente ao autor do projeto de arquitetura da Casa, este foi José Teixeira Lopes, irmão de Teixeira Lopes.
Na casapermanece o mobiliário original, os originais da obra do escultor (em gesso, mármore, bronze e vários desenhos a sanguínea, carvão, lápis e sépia), bem como obras de outros artistas na escultura (exemplo de Soares dos Reis e Oliveira Ferreira), e na pintura (como Gustavo Doré, Vieira Portuense, etc.). A coleção é extensa, enquadrando também faiança portuguesa e estrangeira, tapeçarias, mobiliário e pequenas coleções de arte decorativa.
As Galerias que se encontram instaladas num edifício anexo ao atelier de Teixeira Lopes, têm a base no acordo estabelecido entre a Câmara Municipal de Gaia e a viúva de Diogo de Macedo que doou grande parte da obra e coleção do artista, segundo o desejo do marido. Assim, as Galerias foram inauguradas em 1975. Com efeito, no inicio de 2001, iniciaram-se obras de melhoramento e remodelação nas Galerias Diogo de Macedo que levam à sua re-inauguração em 2004.

