top of page

FUNÇÃO SOCIAL DE UM MUSEU

Na atualidade, a nossa sociedade vive num período de tempo em que tudo, ou quase tudo, se baseia no consumo, ou seja, “usar e deitar fora”. Por este motivo, os museus são chamados e considerados um dos centros de vida cultural mais importante do presente e do futuro. Assim sendo, estes são vistos como um elemento importante uma vez que conserva a parte da memoria humana e, como tal, transmite às novas gerações os valores fundamentais do nosso património cultural e histórico.

Por outro lado, os museus cumprem uma função significativa, a de interpretar os nossos modos de vida e dos outros uma vez que o mundo está a tornar-se num lugar cada vez mais multicultural. Desta forma, a definição do museu tem vindo a mudar ao longo do tempo de acordo com o seu enquadramento social. Assim, antigamente, o museu tinha uma visão tradicional que o tornava numa instituição que colecionava, preservava, expunha e interpretava produtos da atividade humana como também era entendido como um lugar para objetos em desuso.

Face ao museu tradicional, surgiu uma nova visão, a visão moderna onde o museu deixa de ser um “armazém” para ser um museu mais aberto, interativo e participativo. Neste sentido, o museu tornou-se num meio de comunicação de ideias, valores e identidades, ou seja, tornou-se numa instituição ao serviço do desenvolvimento comunitário. Sendo assim, os objetivos centrais deste baseiam-se sobretudo em conservar, investigar e difundir o património. Associados a estes, estão os de educar e fazer desfrutar.

Museus Interativos sao uma excelente forma de enquadrar o acervo na Sociedade. A casa do Vinho em Valpaços tem exposiçoes interativas que mostram a historia do municipio e do vinho na cidade.

GUSTAVO OLIVEIRA Nº.12932

TETIANA TURYK Nº. 12934

ANA COUTINHO Nº. 12942

12ºPT

Docente: Rui Paulo Teixeira

  • Facebook Social Icon

Obrigado! Mensagem enviada.

bottom of page