
A museografia é articulação da linguagem como meio de comunicação do museu. Assim, a linguagem museográfica é ampla, não é verbal. Para isto utilizam-se as ordenações lógicas, equilibradas, harmoniosas, na descrição visual. Ou seja, a museografia decide o conteúdo e como ele será apresentado. A museografia incorpora, também, vários conhecimentos e técnicas da educação, da comunicação, da perceção visual, enriquecendo assim a forma de apresentação de temas e exibição de objetos.
Desta forma, os recursos museográficos têm como finalidade estabelecer uma experiência cognitiva entre o sujeito e o bem cultural exposto. Para isto acontecer, recorre-se às técnicas da apresentação de objetos e de conceitos, utilizando cores, mobiliário, sons, imagens, ambiente, música, odores, iluminação e temperatura. Como elementos de apoio museográfico estão também os recursos visuais como os gráficos, etiquetas, legendas, textos, fotos e ilustrações, maquetes, dioramas, ente outros, assim, todos estes elementos são partes importantes para a exposição museológica.
Devemos salientar também que a exposição museológica não está limitada a uma simples apresentação do objeto em si, ao contrário disto, esta é uma experiência comunicacional e emocional, que tem por finalidade transmitir ideias e conhecimentos, utilizando recursos verbais, auditivos, táteis, objetos, ideias e situações.
MUSEOGRAFIA
A Museologia é uma ciência que estuda os museus enquanto instituição, encarregando-se de pensar nos princípios filosóficos que orientam as praticas dos mesmos, mas também do seu papel na sociedade e das suas funções sociais – conservação, educação e investigação.
Trata da disposição e equipamento dos museus, no sentido de criar as condições internas que melhor valorizam a exposição das obras e asseguram a longevidade em perfeito estado.
MUSEOLOGIA


